Como surgiram os números?

http://2.bp.blogspot.com/_oBZ34Pc_wbc/Se-9a6D1_sI/AAAAAAAAASc/94hFbijUM1Q/s400/numeros+na+cabe%C3%A7a.jpgVocê já parou pra pensar nisso? Será que os números surgiram da invenção de um matemático? O número surgiu a partir do momento em que existiu a necessidade de contar objetos e coisas e isso aconteceu a mais de 30.000 anos.

Os homens nessa época viviam em cavernas e grutas e não existia a idéias de números, mas eles tinham a necessidade de http://4.bp.blogspot.com/_oBZ34Pc_wbc/Se-9oD4-oeI/AAAAAAAAASk/qMo2zADA9Qk/s400/cacador+das+cavernas.jpgcontar, assim quando os homens iam pescar ou caçar levavam consigo pedaços de ossos ou de madeira, para cada animal ou fruto capturado o homem fazia no osso ou no pedaço de madeira um risco. Com a evolução do homem, que deixando de ser nômade fixou-se em um só lugar, esse passou a praticar não somente a caça e a coleta de frutos, mas também o cultivo de plantas e a criação de animais. A partir daí surgiu a necessidade de uma nova forma de contagem, pois precisavam controlar o seu rebanho.

http://3.bp.blogspot.com/_oBZ34Pc_wbc/Se-9588K9EI/AAAAAAAAASs/dcQkSZGa160/s400/ossos.jpg

Passaram então a utilizar pedras, cada animal representava uma. Mas como isso era feito? Para cada animal que ia pastar uma pedra era colocada dentro de um saco, ao final do dia para cada animal que entrava no cercado uma pedra era retirada, assim era possível manter o controle e saber se algum animal havia sido comido por outro animal selvagem ou apenas se perdido. Com a evolução do homem e da matemática, surgiu a palavra cálculo que em latim significa “contas com pedras”.

No começo da história da escrita de algumas civilizações como os egípcios, a Babilônia e outros, os primeiros nove números inteiros eram anotados pela repetição de traços verticais.

I

II

III

IIII

IIIII

IIIIII

IIIIIII

IIIIIIII

IIIIIIIII

1

2

3

4

5

6

7

8

9

 

 

 

 

 

Um dos sistemas de numeração mais antiga que se tem notícia é o egípcio.

Nosso sistema de numeração surgiu na Ásia há muitos séculos no Vale do rio Indo, onde hoje é o Paquistão.

O primeiro número inventado foi o 1 e ele significava o homem e sua unicidade, o segundo o número 2, significava a mulher da família, e o número 3 significava muitos, multidão.

O zero foi o último número a ser inventado, e o seu uso matemático parece ter sido criado pelos babilônios.

No lugar do zero era colocado um espaço vazio, pois ele era considerado uma ausência de unidade.

O zero foi levado para a Índia pelos babilônicos, os hindus adaptaram o sistema numérico com uma pequena diferença, a base passou a ser 10 e não 60.

Os nossos números desenvolveram-se a partir dos símbolos usados pelos indianos, ao contrário do que se poderia pensar, uma vez que a nossa numeração é conhecida por numeração árabe.

Antes do zero ter essa nomenclatura ele assumiu várias outras como: sunya, cifer, zefir e depois zero.